Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil: Exército Jurista - Passou de 1 Milhão de Advogados

    Brasil: Exército Jurista - Passou de 1 Milhão de Advogados

    há 6 anos

    Brasil: Exército Jurista - Passou de 1 Milhão de Advogados

    Curitiba, 18 de maio de 2018, sexta-feira, 15h25.

    Graças a DEUS por mais um dia. Aleluia JESUS Amado.

    "Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém." 2 Pedro 3: 18.


    Paz a todos.

    Imagem ilustrativa retirada da Rede Mundial de Computadores pelo site: https://www.google.com.br/search?q=ex%C3%A9rcito+de+advogados&source=lnms&tbm=isch&sa=X&...:

    ADVOCACIA

    Brasil chega a 1 milhão de advogados

    Site-fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-pública/justicaedireito/brasil-chegaa1-milhao-de-advogados-6...

    A principal razão para o país ter chegado a esse número de profissionais na área foi o aumento exponencial na quantidade de cursos de Direito a partir de 1995

      • Kamila Mendes Martins

      Neste mês de novembro, o Brasil chegou à incrível marca de 1 milhão de profissionais da advogacia, segundo dados do Cadastro Nacional de Advogados (CNA), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O número é expressivo, já que há cerca de 1 profissional da área para cada 200 brasileiros. O IBGE estima que o país tenha quase 207 milhões de habitantes em novembro de 2016. Isso significa que 0,5% da população brasileira é formada por advogados.

      Nunca foi tão importante estar bem informado.Sua assinatura financia o bom jornalismo.

      EXPERIMENTE POR R$ 0,99 NO 1º MÊS

      veja também

      A principal razão para o país ter chegado a esse número de profissionais na área foi o aumento exponencial na quantidade de cursos de Direito a partir de 1995. Naquele ano havia apenas 165. Em 2001, já funcionavam 505 faculdades de Direito no Brasil. Em 2014, essa quantidade chegou a impressionantes 1.284. Um crescimento de quase 800% em menos de duas décadas. E o aumento na quantidade não se refletiu em qualidade.

      Seleção

      Essa precariedade dos cursos ofertados fica clara nos resultados dos Exames de Ordem, que acontecem três vezes por ano. De acordo com o estudo “Exame de Ordem em Números”, publicado em 2014 pela FGV Projetos, instituição que elabora e aplica as provas desde 2010, as inscrições entre o II e o XIII Exame de Ordem chegaram a 1,34 milhão. Desses examinandos, apenas 234 mil (17,5%) foram aprovados.

      Ainda segundo o estudo, apesar do total das inscrições realizadas nessas 12 edições da prova ultrapassar a marca de 1,3 milhão, ao se analisar o número de pessoas que fizeram o exame pela primeira vez em cada uma dessas edições, chega-se à conclusão de que foram apenas 487 mil inscritos, o equivalente a 36,4% do total. “Isso significa, portanto, que 63,6% das inscrições se referem a indivíduos que já prestaram o Exame em uma ou mais das 12 edições consideradas nesta publicação”, diz o estudo.

      Outro dado relevante é o de que nem metade consegue ser aprovado na primeira tentativa: apenas 101,3 mil examinandos obtiveram esse resultado, o que representa 43,3% dos aprovados nessas 12 edições. Do total de pessoas que se inscreveram, 47% conseguiu aprovação.

      Segundo o estudo, é possível concluir que a taxa de aprovação varia inversamente ao número de tentativas. “O resultado pode sugerir que examinandos com melhor formação e preparo para o Exame são aprovados logo nas primeiras tentativas, isto é, à medida que são necessárias mais oportunidades, restam indivíduos cada vez menos preparados, o que reduz as chances de uma aprovação na prova subsequente”, conclui a FGV.

      No Brasil, ao contrário de muitos países, são concedidas algumas “colheres de chá” aos examinandos, como explica o advogado e doutorando em direito pela UFPR Guilherme Brenner Lucchesi. “O Brasil tem o maior número de faculdades de direito no mundo, acontecem três Exames de Ordem por ano, há o instituto da repescagem [que, caso o candidato reprove na segunda fase, permite que ele aproveite a nota da primeira fase em uma próxima tentativa], é possível fazer a prova quantas vezes quiser e, ainda, o aluno que está no último já pode fazer a prova.” O aspirante a advogado no Brasil tem ainda uma sexta facilidade: escolher em qual área fará a segunda fase, podendo virar advogado habilitado a atuar em qualquer área, mesmo que tenha “zerado” alguma das provas.

      “O mesmo não ocorre nos Estados Unidos, onde a prova prático-profissional tem de ser prestada para todas as áreas do Direito”, diz Lucchesi. Lá, apesar de o candidato poder repetir o exame inúmeras vezes, há apenas duas oportunidades por ano e o curso de Direito é uma pós-graduação. “Ou seja, o aluno precisa ter feito uma faculdade de quatro anos para depois poder fazer os três anos da pós-graduação em Direito, que dá a ele o título de doutor”, conta Lucchesi, que estudou na Cornell Law School, nos EUA, foi aprovado no Bar Exam e atua como advogado em Nova York.

      Já na Alemanha, o cenário é um pouco mais cruel com quem deseja seguir a carreira jurídica. O candidato precisa prestar o Exame de Estado, que é a coisa mais importante para o currículo, já que é a nota obtida no teste que definirá em qual área jurídica ele poderá atuar. “Quem quer ser magistrado, por exemplo, precisa tirar uma nota altíssima. Para ser professor, então, é preciso tirar algo perto da nota máxima. Se reprovar, o exame só pode ser feito mais uma vez”, diz o advogado.

      Números de outros países

      Apesar de a quantidade de advogados ser expressiva no Brasil, ao se fazer um comparação com outros países levando-se em conta o número de profissionais nessa área per capta, é possível perceber que a proporção não é muito diferente. Na Itália, por exemplo, ao final de 2015, havia 237.132 advogados para uma população de 60,5 milhões de italianos, de acordo com a Cassa Forense (a OAB italiana), cerca de 1 advogado para cada 255 pessoas. Ou seja, 0,4% da população italiana é de advogados.

      Nos Estados Unidos, o cenário se repete. Em 2015, a American Bar Association divulgou que existiam no país 1.300.705 advogados licenciados, para uma população de 318,9 milhões. Isso representa 1 advogado para cada 245 habitantes, o que significa que 0,4% dos norte-americanos são advogados.

      Na Alemanha, a situação é diferente, já que a proporção de advogados per capta é bem menor. Lá em janeiro de 2014 havia 163.690 advogados para 80,6 milhões de habitantes, ou seja, 1 para cada 492 alemães, o que representa 0,2% da população. O interessante é que no país, uma reportagem, de 2004, da Deutsche Welle revelava que a entidade equivalente à OAB já demonstrava preocupação com o crescimento do número de profissionais na área em relação à população. De acordo com o texto, o presidente da instituição à época, Hartmut Kliger, disse em um encontro promovido pela Bar Alemã: “Existe o perigo de que a quantidade vai resultar em má qualidade em algum momento”. Ele ainda teria dito que alguns jovens advogados já tinham que ter dois empregos para se manter financeiramente.

      A reportagem entrou em contato com a OAB, mas até a publicação não obteve retorno.

      Exame de Ordem no mundo

      Brasil

      O Exame de Ordem no Brasil foi instituído pela Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia. Até 2009, cada estado aplicava a sua prova, mas a aprovação permitia que o novo advogado atuasse em todo o território nacional. Desde 2010, o exame foi unificado e uma mesma prova é aprovada a todos os candidatos a advogado sejam eles bacharéis em Direito ou estudantes dos dois últimos períodos do curso. Na primeira fase, eles precisam acertar 40 de 80 questões de diversas disciplinas que tiveram na faculdade, como Ética, Processo Civil e Penal, Direito Administrativo, Constitucional, Trabalhista e várias outras. Na segunda fase, o candidato precisa atingir a nota 6 de um máximo de 10 em uma prova que apresenta uma questão prático-profissional (que vale 5) e quatro questões acerca de uma única disciplina escolhida no ato da inscrição

      Alemanha

      Na Alemanha o equivalente ao nosso Exame de Ordem também possui duas fases, mas com mais provas para enfrentar. A primeira etapa deve ser enfrentada pelo aspirante a advogado logo após a formatura, e ela conta com seis provas dissertativas (três de Direito Civil, uma de Direito Penal e duas de Direito Público) além de uma prova oral (nestas três disciplinas). Cada prova dissertativa tem a duração de cinco horas. Elas acontecem ao longo de duas semanas. Se conseguir a pontuação mínima nessa fase, o aprovado recebe o título de jurista e poderá optar por fazer um estágio longo de dois anos ou trabalhar como consultor jurídico. Caso ele queira seguir a carreira da advocacia, ao final do estágio haverá outra fase, que consiste em mais provas dissertativas das disciplinas anteriores e também direito do trabalho, processo e tributário, além, é claro, de uma prova oral caso seja aprovado nas dissertativas. O tempo também é de 5 horas cada, realizadas em um período de 11 dias. Diferentemente do Brasil, onde não há limite de tentativas no Exame, na Alemanha, se houver reprovação em qualquer uma das etapas, o candidato só poderá repetir apenas mais uma veza prova na vida. Se não passar de novo, nunca mais poderá advogar no país.

      Estados Unidos

      Aqui o postulante a advogado precisa prestar o exame da American Bar Association em cada estado em que deseje atuar, ou seja, se ele se muda, precisa fazer uma nova prova. Se o cliente vai para outro estado, a mesma coisa. Mas, em 2011, esse cenário começou a mudar com a criação de um exame elaborado pela Conferência Nacional de Examinadores da Ordem. Em 2015, 15 estados (de 50, mais o Distrito Federal) já haviam aderido ao exame unificado. A justificativa para que cada estado mantenha uma seleção própria é a de que, diferentemente do Brasil, como o federalismo ali é bastante forte, cada estado possui um poder judiciário autônomo, com leis e tribunais de diferentes instâncias próprios, o que faz com que seja necessário ter conhecimentos diversos em cada local de atuação. Enquanto no Brasil, a legislação criminal e civil, por exemplo, é federal, lá os estados possuem leis próprias.

      Número de advogados no Brasil por estado

      Seccional População brasileira Advogados

      Total 206.730.476 1.000.082

      1º SP 44.903.347 282.883

      2º RJ 16.674.758 138.166

      3º MG 21.046.955 102.528

      4º RS 11.307.295 75.515

      5º PR 11.277.472 58.874

      6º BA 15.303.540 38.539

      7º DF 2.997.979 34.463

      8º GO 6.729.035 33.669

      9º SC 6924907 32.899

      10º PE

      9.434.912

      27.259

      11º CE 8.991.000 23.695

      12º ES 3.986.424 17.486

      13º PA 8.305.406 15.995

      14º MT 3.320.319 15.353

      15º PB 4.008.050 13.222

      16º MS 2.694.942 12.350

      17º MA 6.968.123 11.831

      18º PI 3.215.823 10.708

      19º RN 3.488.230 10.678

      20º AL 3.365.500 9.603

      21º AM 4.025.104 8.515

      22º SE 2.275.025 7.460

      23º RO 1.794.871 6.337

      24º TO 1.539.817 5.036

      25º AC 821.566 3.002

      26º AP 788.829 2.458

      27º RR 541.247 1.558

      Fonte: IBGE e Cadastro Nacional de Advogados

      • [23/11/2016]
      • [15h26]

      00COMENTE! [13]


      PAÍS DA ADVOCACIA

      Total de advogados no Brasil chega a 1 milhão, segundo a OAB

      Site-fonte: https://www.conjur.com.br/2016-nov-18/total-advogados-brasil-chega-milhao-segundo-oab 18 de novembro de 2016, 15h23

      Desde esta sexta-feira (18/11), o Brasil tem 1 milhão de advogados. Os dados são do cadastro nacional de profissionais mantido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Esse montante não inclui inscrições de estagiários e as suplementares. Se forem inseridos os totais dessas duas categorias, o total chega a 1,07 milhão.

      São Paulo ainda lidera a lista, com mais de 282 mil advogados, seguido por Rio de Janeiro (138 mil), Minas Gerais (102 mil) e Rio Grande do Sul (75 mil). Os estados brasileiros com menor número de advogados são Roraima (1,5 mil), Amapá (2,4 mil), Acre (3 mil) e Tocantins (5 mil).

      O IBGE projeta que a população brasileira neste ano chegou a 206 milhões de habitantes (segundo o instituto, um novo brasileiro nasce a cada 20 segundos). Numa comparação simples, há um advogado para cada 205 habitantes — 0,5% da população é dessa categoria.

      Segundo o levantamento Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça, o Brasil tem 102 milhões de processos. Em outra comparação simples, são 102 processos para cada advogado.

      Revista Consultor Jurídico, 18 de novembro de 2016, 15h23


      O NEGÓCIO DA ADVOCACIA

      J. Bueno Mandaliti: a banca com mais advogados

      Site-fonte: https://www.conjur.com.br/2011-abr-19/maior-escritorio-pais-537-advogados-faturamento-110-milhoes 19 de abril de 2011, 12h31

      O J. Bueno Mandaliti — Sociedade de Advogados é o maior escritório do país em número de advogados. São 537 advogados, 230.000 processos sob seus cuidados, 130.000 e-mails trocados por dia e, para este ano, o faturamento deve girar em torno de R$ 110 milhões.

      A Revista Exame enviou o repórter Alexandre Moschella até a sede da banca, que fica em Bauru, no interior de São Paulo, para mostrar como funciona e se organiza o maior escritório de advocacia brasileiro.

      Leia a reportagem publicada na edição 990 da Revista Exame:

      A salsicharia do Direito

      O JBM tem jeitão de call center, linha de produção, custos baixíssimos e atraiu a atenção do investidor Ricardo Semler — é o escritório de advocacia mais inusitado do país

      Alexandre Moschella

      A entrada da empresa no centro de Bauru, no interior de São Paulo, dá para um salão de 2000 metros quadrados e pé-direito alto, como num galpão. Ali, enfileiram-se gôndolas parecidas com aquelas de supermercado, cada uma com dezenas de estações de trabalho, onde os mais de 400 funcionários, lado a lado, não tiram os olhos da tela dos computadores. Esses profissionais têm metas a cumprir: precisam atender determinado número de fregueses antes de encerrar o expediente. Entre os termos mais comuns no dia a dia estão workflow, checklist, gestão de equipe, controle de qualidade, mensuração de resultados. Só quando o visitante dá alguns passos para trás pode perceber, na placa prateada no hall do elevador, que não está em um centro de operações de telemarketing ou algo do gênero. "J. Bueno e Mandaliti - Sociedade de Advogados", lê-se. Trata-se do maior escritório de advocacia do país em número de advogados.

      É também — certamente — a sociedade de advogados mais inusitada em atividade no Brasil hoje em dia. Basta olhar o tal galpão bauruense para perceber que o JBM, como é conhecido, assemelha-se mais a uma linha de produção fabril do que ao acarpetado, engravatado e afetado mundo dos grandes escritórios de advocacia do eixo Rio-São Paulo. O principal motivo para isso é sua área de atuação. O JBM é o primeiro escritório do país especializado naquilo que os advogados chamam de "contencioso de massa". Isso quer dizer que seus advogados cuidam das dezenas de milhares de pequenas causas de que são alvo as grandes empresas — principalmente ações trabalhistas e de direito do consumidor. Para organizar a enxurrada de processos que seus departamentos jurídicos têm de encarar, as empresas contratam escritórios de advocacia — que, para dar conta do trabalho, se organizam como verdadeiras salsicharias do direito. Só o JBM administra mais de 230 000 processos. E, segundo seus sócios, vai faturar cerca de 110 milhões de reais em 2011.

      A história do escritório é marcada pelo ineditismo. Primeiro, porque não havia, até hoje, quem se dedicasse apenas a esse tipo de causa. Mas nada é mais original no JBM do que seu modelo de negócios - uma versão advocaticia do modelo de baixo custo de companhias aéreas, como JetBlue e Ryan Air, ou de varejistas como o Walmart. Grandes escritórios, como Pinheiro Neto ou Machado Meyer, atuam em nichos extremamente rentáveis, como fusões, aberturas de capital ou direito tributário. Assim, podem se dar ao luxo de ter sedes portentosas (o Pinheiro Neto fica no prédio do extinto Banco Santos, em São Paulo) e advogados estrelados que cobram até 1000 reais pela hora trabalhada. No caso do JBM, essa mamata era inviável. Não existe, no direito empresarial, nada menos glamouroso, nada menos rentável do que o tal contencioso de massa. Cada processo rende aos escritórios uma merreca - cerca de 100 reais, no máximo. Já numa abertura de capital, por exemplo, os advogados podem faturar meio milhão de reais. Para fazer a conta fechar, os fundadores do JBM, liderados pelo sócio José Edgard Bueno, tiveram de inventar uma fórmula.

      Fundado em 2008 por Bueno, ex-sócio da tradicional banca paulista Demarest & Almeida, e outros dois advogados, o JBM nasceu com uma evidente obsessão por manter os custos baixos. Seus principais centros operacionais estão longe dos pontos sofisticados de São Paulo e Rio de Janeiro. O grosso do trabalho se concentra na já citada Bauru, a 345 quilômetros de São Paulo. Isso, vale notar, nada tem a ver com uma aposta na pujança econômica do interior paulista. A ideia é mesmo economizar com o aluguel e a mão de obra. O aluguel do prédio-galpão custa10 reais o metro quadrado, um quarto do que o próprio JBM paga em suas diminutas instalações na avenida Brigadeiro Faria Lima, a mais disputada área comercial da capital paulista. Existem nos arredores de Bauru oito faculdades de direito, e os advogados que saem delas aos borbotões se dispõem a trabalhar por 1500 reais mensais. Um iniciante em São Paulo custaria quase o dobro. Longe dos grandes centros urbanos, os funcionários costumam almoçar em casa - o que, segundo os sócios, melhora a produtividade. "Nosso negócio não tem gordura para queimar", diz Bueno.

      Testando os limites

      Cada aspecto do negócio é pensado para baratear a linha dos custos e fazer sobrar um dinheirinho no fim do mês. Os processos, por exemplo, são impressos em frente e verso. Mas a orientação é só imprimir o necessário: na maioria dos casos, os advogados do galpão leem os processos na tela do computador mesmo. Um programa eletrônico rastreia os Diários Oficiais do país inteiro para acompanhar a evolução dos processos. São 10.000 publicações sobre processos detectadas por dia. As informações são distribuídas para os terminais dos advogados "operacionais" Imediatamente, eles avisam os colegas nas filiais mais próximas do local do processo, que correm para realizar as diligências nos fóruns. Em cada visita, os advogados cuidam de diversos processos para economizar no transporte.

      Os grandes escritórios brasileiros demonstram certo desprezo pelo modelo de negócios do JBM. "Admiramos o trabalho do Bueno, mas nosso foco é o atendimento diversificado e mais sofisticado", afirma Mário Nogueira, sócio do Demarest. Bueno e seus sócios, claro, dizem não se importar com o que pensam as outras bancas. O ritmo de crescimento do escritório — do zero aos 100 milhões de faturamento em três anos - chamou a atenção de Ricardo Semler, controlador da empresa de investimentos Semco. Em 2009, Semler se juntou aos fundadores do JBM. Tornou-se conselheiro e uma espécie de consultor. A associação deu origem a uma série de especulações. Teria Semler investido no escritório, atraído pelo modelo de negócios incomum? Esse tipo de transação é proibido pela Ordem dos Advogados do Brasil. "Não houve nenhum aporte de capital", diz Semler. O fato é que os sócios do JBM gostam de testar os limites da regulação. Em dezembro de 2009, a assessoria da Semco informou a EXAME que lançaria, em parceria com o JBM, um "plano jurídico" para atender os clientes no formato de um plano de saúde, com pagamento de mensalidade. A OAB logo afirmou que a prática não seria aceita, por, entre outros motivos, "mercantilizar" o serviço de advocacia. As regras são mais liberais em outros países, como a Inglaterra, que permitirá, a partir de outubro, o investimento de não advogados em firmas de advocacia. "E preciso discutir esses assuntos", afirma Bueno, abrindo fogo contra a OAB. Eis aí um contencioso bem mais difícil de ganhar.

      Revista Consultor Jurídico, 19 de abril de 2011, 12h31


      EXPRESSO

      Por que o Brasil tem tantos advogados

      Site-fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/01/02/Por-queoBrasil-tem-tantos-advogados

      VEJAM ESSE ARTIGO NO SITE-FONTE, É BEM FEITO, AQUI COLOQUEI PEQUENOS TRECHOS PARA APRENDIZADO E CITAÇÃO DA OBRA.

      "(...) Bruno Lupion 02 Jan 2017 (atualizado 02/Jan 18h18) País tem um profissional do ramo a cada 209 habitantes, uma das maiores densidades do mundo.

      Nos EUA, a proporção é um a cada 246 pessoas, e no Reino Unido, um a cada 354 FOTO: CAIO FERNANDEZ/WIKIMEDIA COMMONS FACHADA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO A Ordem dos Advogados do Brasil informou em novembro de 2016 que contabilizou, pela primeira vez, mais de 1 milhão de advogados no país. A cifra coloca o Brasil entre os países com maior densidade de advogados em relação à sua população no mundo — há um profissional do ramo a cada 209 habitantes. Nos Estados Unidos, a proporção é um advogado a cada 246 pessoas, e no Reino Unido, um a cada 354. O Brasil também é o país com o maior número de cursos de direito no mundo. São 1.174 cursos de graduação na área. Nos Estados Unidos são 280, e no Reino Unido, 95, segundo a OAB. Para ser advogado no Brasil, é preciso obter um diploma de graduação em direito, passar em um exame e pagar uma tarifa anual à entidade que representa a categoria. A densidade de advogados em relação à população varia muito entre os Estados brasileiros, de acordo com as características sociais e econômicas de cada um. No Distrito Federal, onde se concentram os tribunais superiores, há 84 pessoas para cada advogado. No Rio de Janeiro são 120, e em São Paulo, 157. Já no Pará, há um advogado para cada grupo de 507 pessoas, e no Maranhão, 575. Estes são os números: NO MUNDO NO BRASIL O número ‘ideal’ de advogados Uma pesquisa publicada em 2010 pelo professor Stephen Magee, da Universidade de Texas em Austin, nos EUA, tentou estimar qual seria o número ideal de advogados em determinados países. Segundo o estudo, até certo ponto a existência de advogados traz efeitos positivos à coletividade, como garantia de direitos e manutenção da ordem social. A partir de determinada densidade de profissionais do ramo, contudo, o efeito se torna negativo, pois estimula um comportamento predatório no qual pessoas ou empresas tentam obter, por meio de disputas jurídicas, uma riqueza maior para si sem ter contribuído para gerar essa riqueza. O “número ótimo” de advogados de um país, segundo Magee, está relacionado a diversas variáveis, como o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, taxas de criminalidade, nível de educação e duração média de um processo. À época, ele concluiu que os Estados Unidos tinham 32% a mais de advogados do que o “nível ótimo”. Ele não incluiu o Brasil em sua pesquisa, que hoje tem uma densidade de advogados 17% superior à dos Estados Unidos. Por que tantos estudam direito Apesar do baixo índice de aprovação no exame da OAB — no último, em outubro, 82% foram reprovados —, o alto número de graduados pressiona a quantidade total de advogados. Em 2014, 96 mil pessoas receberam diploma nessa área. O alto interesse pelas faculdades de direito no Brasil está ligado a fatores históricos e profissionais. (...)"

      "(...) ASPECTO HISTÓRICO As escolas de direito foram o centro de formação da elite política brasileira na República Velha, que durou de 1889 a 1930, diz ao Nexo Fabio Sá e Silva, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas). Essa proeminência acabou em 1930, com a ascensão ao poder de Getúlio Vargas e, depois, com os presidentes da ditadura militar, que deram mais espaço a graduados em engenharia e economia, segundo ele. Os diplomas em direito, contudo, continuaram sendo úteis a uma boa parcela da população, por darem acesso a posições intermediárias na burocracia. (...)"

      "(...) Em entrevista ao Nexo no começo de dezembro, ele defendeu a realização de uma reforma no ensino superior que abra espaço a cursos interdisciplinares, que seriam mais úteis a quem hoje escolhe fazer direito apenas por se tratar de um curso que abre portas no mercado de trabalho."Temos que reduzir esse número gigantesco de faculdades de direito e tentar criar outros focos, [como] o bacharelado interdisciplinar, que dá uma formação mais ampla, [com] lógica, história, português, línguas estrangeiras. Com o grande número de profissões não regulamentadas, talvez seja melhor [a pessoa] ter essa formação mais ampla do que se especializar em algo como os códigos legais, que ela nunca vai usar” Renato Janine Ribeiro Professor de filosofia da USP e ex-ministro da EducaçãoLink para matéria: "https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/01/02/Por-queoBrasil-tem-tantos-advogados© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.



      REFERÊNCIAS DIGITAIS.

      https://www.jusbrasil.com.br/noticias/publicar?ref=top

      https://www.google.com.br/search?q=ex%C3%A9rcito+de+advogados&source=lnms&tbm=isch&sa=X&...:

      https://jus.com.br/

      https://jus.com.br/935972-rogerio-tadeu-romano/publicacoes

      https://jus.com.br/artigos/59557/as-emendas-parlamentareseo-orcamento-impositivo

      https://jus.com.br/artigos/65872/a-legitimidade-do-ministério-público-para-defesa-de-um-direito-indi...

      https://grevetti.jus.com.br/artigos

      https://jus.com.br/artigos/65447/a-socializacao-das-relacoes-contratuais

      https://jus.com.br/artigos/65447/a-socializacao-das-relacoes-contratuais

      https://jus.com.br/artigos/65447/a-socializacao-das-relacoes-contratuais

      https://www.google.com.br/search?q=Romeu+Felipe+Bacellar+(2009)&oq=Romeu+Felipe+Bacellar+(2009)&...

      https://www.escavador.com/sobre/5565439/romeu-felipe-bacellar-filho

      https://www.google.com.br/search?q=pa%C3%ADs+com+maior+n%C3%BAmero+de+advogados&oq=pa%C3%ADs+com...

      v https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/01/02/Por-queoBrasil-tem-tantos-advogados

      https://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/92936/brasileterceiro-pais-do-do-mundo-com-maior-nu...

      https://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/92936/brasileterceiro-pais-do-do-mundo-com-maior-nu...

      http://www.gazetadopovo.com.br/vida-pública/justicaedireito/brasil-chegaa1-milhao-de-advogados-6...

      https://www.conjur.com.br/2016-nov-18/total-advogados-brasil-chega-milhao-segundo-oab

      https://www.conjur.com.br/2016-nov-18/total-advogados-brasil-chega-milhao-segundo-oab

      https://www.jusbrasil.com.br/login?next_url=https%3A%2F%2Fendireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com....

      https://www.jusbrasil.com.br/notificacoes?ref=topbar

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/noticias/579213882/brasil-tem-mais-cursos-de-di...

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/noticias/579213882/brasil-tem-mais-cursos-de-di...

      https://canalcienciascriminais.jusbrasil.com.br/artigos/579744201/o-amor-nao-mata?ref=topbar

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/

      https://laylafischer.jusbrasil.com.br/artigos/579713476/filosofia-moderna

      https://thiisouza.jusbrasil.com.br/artigos/579189214/porte-de-arma-brancaecrime

      https://www.google.com.br/search?q=ex%C3%A9rcito+de+advogados&oq=ex%C3%A9rcito+de+advogados+&...

      https://www.google.com.br/search?q=ex%C3%A9rcito+de+advogados&source=lnms&tbm=isch&sa=X&...:

      https://www.google.com.br/search?q=investimento+em+a%C3%A7%C3%B5es+que+deixar%C3%A3o+milion%C3%A1rio...

      http://www.infomoney.com.br/blogs/investimentos/maxima-performance/post/7333324/onde-milionarios-est...

      http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/2778098/para-investidor-luiz-barsi-qualquer-...

      http://aprendainvestimentos.com/acoes-torne-se-milionario-em-medio-prazo/

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/estatisticas

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/artigos/576167837/a-profissao-de-advogadoeo-s...

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/publicacoes

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/noticias/572208158/a-presenca-do-excelentissimo...

      https://www.jusbrasil.com.br/login?next_url=https%3A%2F%2Fendireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com....

      https://jusbrasil.jusbrasil.com.br/artigos/111561143/regras-de-publicacao-do-jusbrasil

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/noticias/576167882/seminario-130-anos-de-lei-au...

      http://www.assuntoscriativos.com.br/2014/11/65-food-trucks-para-voce-se-inspirar.html

      https://www.google.com.br/search?q=O+caso+absurdo+foi+o+Diret%C3%B3rio+Acad%C3%AAmico+da+Faculdade+(...

      https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox?compose=163609f63cab801f

      https://mail.google.com/mail/u/1/#inbox?compose=new

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/pages/atendimento/detalhamentoProcesso.xhtml?id=2121782&idTramit...

      50139436920184047000 - 3 a 410178025818

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/rest/download/pdf/11969516/2-Pesquisa%20Socioeconomica-Pessoa%20fisi...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/externo_controlador.php?ação=principal&sigla_orgao_sistema=TRF....

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_valida_pesquisa&selForma=...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=70152476749...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=70152294534...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/externo_controlador.php?ação=principal&sigla_orgao_sistema=TRF...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/externo_controlador.php?ação=principal&sigla_orgao_sistema=TRF....

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/externo_controlador.php?ação=principal&sigla_orgao_sistema=TRF....

      file:///C:/Users/luan.mendes/Documents/Tarefas%20PDF/17-05%20TOTEM/DENISE.pdf

      https://luanmesan.jusbrasil.com.br/publicacoes

      https://luanmesan.jusbrasil.com.br/artigos/546858895/genesis-processual-origens-do-mundo

      https://luanmesan.jusbrasil.com.br/estatisticas#perfil

      https://luanmesan.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/537431971/minuta-de-peticao-inicial-medicamento-de-...

      https://luanmesan.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/537214672/minuta-de-peticao-inicial-medicamentos-de...

      https://www.jusbrasil.com.br/configuracoes

      https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox

      https://vvannevap.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/335396262/modelo-de-inicial-obrigacao-de-fazer-forn...

      http://investidura.com.br/modelos/peticoes/peticao-inicial/335950-modelo-de-ação-de-obrigacao-de-faz...

      https://www.google.com.br/search?q=o+que+acontece+se+desativar+conta+jusbrasil&oq=o+que+acontece...

      https://suporte.jusbrasil.com.br/pt-BR/support/solutions/articles/35000007386-como-desativar-minha-c...

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/noticias/576797654/igualdade-racialedireitos-...

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/artigos/578606339/conhecendo-sobreopovoeo-d...

      https://www.google.com.br/search?q=brasil+com+cursos+de+direito&oq=brasil+com+cursos+de+direito&...

      https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/melhores-faculdades/os-14-melhores-cursos-de-direito-do-br...

      https://www.conjur.com.br/2015-set-06/segunda-leitura-excesso-faculdades-direito-implodem-mercado-tr...

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/estatisticas

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/noticias/579184863/concursos-para-capitao-da-br...

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/pages/atendimento/detalhamentoProcesso.xhtml?id=2116778&idTramit...

      50145602920184047000 - 3A - 207315645218

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/rest/download/pdf/11913463/Pesquisa%20Socioeconomica.pdf

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtVal...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtVal...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtVal...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtVal...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtVal...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtPal...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_valida_pesquisa&txtOrigem...=

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_valida_pesquisa&txtOrigem...=

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_valida_pesquisa&txtOrigem...=

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_valida_pesquisa&txtOrigem...=

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=70152337897..

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=701524585576491570025892636410&evento=228&key=6b1db037a10ae92252a18630a695dabcdb0637a590f105ea649ef23cb7897735&hash=77621c306b970bc48225172c97765692

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=701525694761822150030981583467&evento=228&key=7b6edabf84442b2165d859e34415b9e04ca2ab2798805d7fc169fc0c58f91e28&hash=bdb9c0b1bbea0249be53c390f1db216d

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=701525989181451800186368127070&evento=228&key=3c4514a817fa01204e1545a758b5b2f4c030d1d1736888d46c582ee3b0e38534&hash=df2895b3d9087ee2f0704eceff64fa01

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/

      https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=Rituximab+trf4

      https://trf-4.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/424177528/agravo-de-instrumento-ag-5032149242014404000...

      https://www.jusbrasil.com.br/login?next_url=https%3A%2F%2Ftrf-4.jusbrasil.com.br%2Fjurisprudencia%2F...

      https://www.google.com.br/search?q=trf4&oq=trf4&aqs=chrome..69i57j69i60l2j0l3.15626j1j7&...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtVal...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtVal...

      https://eproc.trf4.jus.br/eproc2trf4/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=41425390...

      https://eproc.trf4.jus.br/eproc2trf4/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=41425390...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/

      https://www.esmaelmorais.com.br/2018/05/urgente-trf4-derruba-proibicao-de-wadih-damous-como-advogado...

      https://www.esmaelmorais.com.br/2018/05/jose-dirceu-voltaaprisao-determina-justiça-federal-do-para...

      https://www.esmaelmorais.com.br/2018/05/gleisi-hoffmann-um-ataque-sem-medida/

      https://www.esmaelmorais.com.br/2018/05/a-esquecida-doacao-de-10-bilhoes-de-reais-pela-petrobras-aos...

      https://www.google.com.br/search?q=remiss%C3%A3o+prolongada&oq=remiss%C3%A3o+prolongada&aqs=...

      https://www.google.com.br/search?q=i+love+pdf&oq=i+love+pdf&aqs=chrome..69i57j69i60l2j0l3.40...

      https://www.ilovepdf.com/pt

      https://www.ilovepdf.com/pt/pdf_para_word

      https://www.ilovepdf.com/pt/download/a2be6670c760d415d5c12d97ac689c3b_15ccba56d8b815925899a42dbd00a8...

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/login.xhtml

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/pages/atendimento/detalhamentoProcesso.xhtml?idTramite=23733583&...

      50510127220174047000 - 3a - 328829987717

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/500.xhtml

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/pages/atendimento/detalhamentoProcesso.xhtml?id=2049031&tp=D

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/pages/atendimento/detalhamentoProcesso.xhtml?id=2121782&idTramit...

      50139436920184047000 - 3A - 410178025818

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/login.xhtml

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_valida_pesquisa&selForma=...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=70152484545...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=70152554277...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/pages/atendimento/detalhamentoProcesso.xhtml?idTramite=23733583&...

      https://www.google.com.br/search?q=como+tirar+ear&oq=como+tirar+EAR&aqs=chrome.0.0l6.5263j1j...

      Veja como fazer

      1. Solicite ao Detran ou Poupatempo. Entre em contato com o Detran para verificar como adicionar a observação" Exerce Atividade Remunerada "em sua CNH.
      2. Faça os exames e pague as taxas. Será necessário fazer exames e pagar taxas referente a esta mudança.
      3. Aguarde o fim do processo.

      " EAR "na CNH - Uber

      https://www.uber.com/pt-BR/drive/são-paulo/getalicense/

      http://reitoria.ifpr.edu.br/?p=172565

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/artigos/576779351/saiba-sobre-titulo-doutor-hon...

      https://endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br/artigos/576779351/saiba-sobre-titulo-doutor-hon...

      http://www.labor.org.br/2015/

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/login.xhtml

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/pages/atendimento/detalhamentoProcesso.xhtml?id=1496257&idTramit...

      50331419720154047000 - 6A - 663677140415

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/login.xhtml

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/pages/atendimento/retornoProcesso.xhtml?id=1410290

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/pages/atendimento/detalhamentoProcesso.xhtml?id=1410290

      50205657220154047000 - 20A - 278297565515

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtVal...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtPal...

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_valida_pesquisa&txtOrigem...=

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_valida_pesquisa&txtOrigem...=

      https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?ação=consulta_processual_valida_pesquisa&txtOrigem...=

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=70152579644...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/controlador.php?ação=acessar_documento_publico&doc=70152577960...

      https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/

      http://sisdpu.dpu.def.br/sisdpu/rest/download/pdf/12417196/peticao.pdf

      https://www.bolsonaro.com.br/

      https://docs.wixstatic.com/ugd/b628dd_d2112062a1bc4a13b3549d692d0ee46f.pdf

      http://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/quero-verolula-em-cana-diz-bolsonaro-em-curitiba-veja...

      https://www.pslnacional.org.br/

      http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/lula-bolsonaroeeventos-prometem-complicar-tra...

      https://www.google.com.br/search?q=wixstatic&oq=wixstatic&aqs=chrome..69i57j0l4j69i60.3534j0...

      https://trello.com/b/4jVOUmH9/frinlet

      https://support.wix.com/pt/article/staticwixstaticcommedia-aparece-no-url-das-imagens-wix

      -

      https://www.conjur.com.br/2016-nov-18/total-advogados-brasil-chega-milhao-segundo-oab

      https://www.conjur.com.br/2011-abr-19/maior-escritorio-pais-537-advogados-faturamento-110-milhoes

      Informações sobre o texto

      Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Algumandi.


      Graças a DEUS por mais um dia. Aleluia JESUS Amado.

      Mas Graças a DEUS que já nos deu a vitória, por Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. O Santo, O Justo, O Querido e Eterno Senhor e REI Nosso.

      "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."João 14: 6.

      " Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; "João 5:39.

      "Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém."2 Pedro 3: 18.


      Paz a todos.

      Topo da página

      • Publicações306
      • Seguidores73
      Detalhes da publicação
      • Tipo do documentoNotícia
      • Visualizações940
      De onde vêm as informações do Jusbrasil?
      Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
      Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-exercito-jurista-passou-de-1-milhao-de-advogados/579775012

      0 Comentários

      Faça um comentário construtivo para esse documento.

      Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)